Só Uma Tese Fundamentada de Desenho I

Eu sempre gostei muito de desenho e, infelizmente, descobri que não nasci com o dom para desenhar. Eu queria muito fazer desenho e, um dia, eu estava observando o escudo do Torino, um clube de futebol da Itália. O fato é que eu imaginei uma forma de ampliar aquele escudo. Era o início de uma odisseia que passei para transformar aquela ideia em um método de desenho. Eu chamava esse método de Método de Torino. Eu sei que ninguém irá se interessar por esse método, mas eu achei que devia postá-lo em meu blogue. Eu vou tentar explicar da forma mais simples que existe.

01

Imagine que você tenha o escudo do Torino desenhado de um tamanho pequeno como na foto acima. A primeira coisa a fazer é criar um quadro com as mesma proporções. A/D = A’/D’. Usando uma régua, faça uma linha sobre a linha do desenho do quadro pequeno e represente-a no quadro grande com as mesmas proporções: C/A = C’/A’. Esse cálculo deve ser feito duas vezes para saber onde serão colocadas as duas pontas da linha. A fórmula será C’ = CA’/A.

02

Agora veja nessa imagem acima que você vai continuar fazendo a mesma coisa em todas as linhas do desenho até completá-lo.

03

A partir da terceira linha, você deve marcar a segunda linha como na imagem acima para que você não se perca. É bom que você marque de caneta para que você possa apagar as outras linhas quando você ver que está muito cheio.

Quando você terminar de contornar o desenho todo, você terá que passá-lo para outra folha limpa. Você pode usar uma caneta sem tinta para fazer isso. É só você colocar o desenho que você fez sobre uma folha limpa e aplicar a caneta sobre os pontos onde as linhas se encontram.

04

Veja na imagem acima que agora você só vai precisar ligar os pontos.

05

Esse é o resultado final do desenho depois que você ligar os pontos.

Mas você deve estar se perguntado se isso irá dar certo para um desenho que não é feito de linhas como o escudo do Torino.

06

Olhe a imagem do desenho do círculo acima e veja se ela responde a essa pergunta.

Talvez eu faça outras postagens nesse blogue sobre essa tese para que ela fique mais completa. Se você ler todas as postagens, talvez você possa tirar algum proveito delas.

Deixe um comentário

