Entendendo a Luta de Classes

frases-a-historia-da-sociedade-ate-aos-nossos-dias-e-a-h-karl-marx-1788

O termo luta de classes foi uma denominação criada pelo filósofo alemão Karl Marx, segundo a qual  os empresários lutam contra os trabalhadores por mais lucro enquanto os trabalhadores lutam por uma vida melhor. Se eu sou um industrial e preciso de 300 funcionários, por exemplo, eu vou querer uma fila do desemprego onde eu possa escolher melhor meus empregados e pagar salários irrisórios. Por outro lado, se eu for trabalhador, eu vou querer que haja muito emprego onde eu possa escolher os melhores pontos de trabalho e ganhar um salário melhor. Queira ou não a luta de classes está presente em sua vida. Eu posso afirmar que essa luta não é uma brincadeirinha de criança, o seu futuro e a sua vida depende dela. Você também está nessa luta e não pode fugir dela. Essa luta é a explicação pela qual o candidato Aécio Neves disse, em reunião com empresários, durante a campanha para as eleições de 2014, que o Salário Mínimo no Brasil está muito alto, o que vem prejudicando o lucro das indústrias. Há também, no Youtube, um vídeo de Armínio Fraga, que seria o ministro da Economia de Aécio, onde Armínio Fraga afirma que o Salário Mínimo no Brasil subiu muito ao longo do tempo. Em outras palavras, isso significa a luta dos grandes empresários contra o Salário Mínimo, direito básico dos trabalhadores. A vitória da presidenta Dilma salvou os trabalhadores dessa tragédia. Dilma vai manter a indexação salarial, que já valorizou o Salário Mínimo em 76,54%, desde 2002, quando Lula foi eleito presidente. Dilma também está mantendo os investimentos em empregos com juros mais baixos, financiado pelos bancos públicos (BNDES, Caixa Econômica e Banco do Brasil). Esta postagem não foi feita para fazer campanha política, apenas para alertar aqueles que porventura leem de que a luta de classes existe e você pode escolher de que lado você deve ficar.

Deixe um comentário

