Configurando Ubuntu Offline

Ubuntu.png

Se você usa o Ubuntu, você sabe que, às vezes, a gente quer formatar o sistema e desanima pela fato de ter que baixar todos os pacotes novamente. Se você estiver com este problema, este texto poderá ajudá-lo. Primeiro é necessário copiar os arquivos dos programas e das atualizações do sistema antes de formatá-lo. Estes arquivos estão nos diretórios /var/cache/apt/archives (os arquivos de instalação dos programas) e em /var/lib/apt/lists (a lista de cache “endereços de onde os programas ou atualizações serão baixados”). Para isso, entre no diretório /var/lib/apt/lists/partial e verifique se a pasta partial está vazia. Se ela estiver vazia, está tudo certo. Mas, se ela não estiver vazia, esvazie-a. Se você não conseguir esvaziá-la, abra o Terminal e dê os comandos:

$ cd /var/lib/apt/lists

$ sudo chown -v usuário partial

Abra o Gerenciador de Atualizações, clique em verificar e espere até atualizar o cache. Depois, com a pasta partial vazia, o cache foi atualizado, copie as pastas archives e lists e anote os nomes dos programas que estão instalados em uma lista. Então, depois de formatar o computador, é só colar esses arquivos nesses diretórios novamente e instalá-los offline. Para isso, abra o terminal e execute os comandos:

$ cd /var/lib/apt

$ chown –R usuário lists

Delete todos os arquivos da pasta lists no diretório /var/lib/apt/lists. Cole os arquivos da pasta lists que você copiou antes de formatá-lo em /var/lib/apt/lists, substituindo os que foram deletados. Depois execute no terminal os comandos:

$ cd /var/cache/apt

$ chown -v usuário archives

Cole os arquivos da pasta archives que você copiou antes de formatá-lo em /var/cache/apt/archives. Abra Suporte a idiomas e atualize. Depois, abra o Gerenciador de Atualizações, clique em instalar atualizações e espere até o término das instalações. Agora, abra o Central de Progamas do Ubuntu e instale os programas da lista que você anotou antes de formatá-lo. Mas você só vai instalar offline os programas cujos arquivos estavam no diretório /var/cache/apt/archives e, portanto, instalados no computador antes da formatação. Obviamente, isso pode ser de um computador para outro. O Adobe Flash Player é o único que não instala desta forma, além daqueles que não fazem parte dos repositórios do Ubuntu. Mas lembre-se de que, se foi usado um programa de limpeza como o BleachBit (as root), por exemplo, ele apagou estes arquivos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s