O que Fazer Quando o Ubuntu Travar?

Ubuntu.png

Se você usa o Ubuntu, você já sabe que ele quase nunca trava. Mas, como tudo é possível, eu vou falar sobre essa possibilidade. Se você já usou o Windows, você sabe que, quando ele trava, o recurso é desligá-lo na chave, impedindo a passagem de energia. Isso é drástico, não é? O ideal é que o sistema desligue da forma correta, evitando assim mais travamentos. Mas como desligá-lo ou reiniciá-lo corretamente quando ele trava. A solução é simples. O Ubuntu é um Linux. Todo Linux que se preze conta com uma arma implacável: o modo de texto. Se seu Ubuntu travar, e você não conseguir que ele responda, aperte Ctrl+Alt+F1. O modo de texto abrirá. Você terá que digitar seu login e senha. Depois dê o comando. Se você quiser reiniciá-lo, o comando é:

$ sudo reboot

Se você quiser desligá-lo, o comando é:

$ sudo poweroff

Isso fará com que o sistema destrave. Depois que ele reiniciar, você poderá usá-lo normalmente.

3 comentários sobre “O que Fazer Quando o Ubuntu Travar?

  1. Oi, Bento. Quando jovem, meus pais compraram um pc que era linux. Durante um tempo usamos, mas eles não se adaptaram e formataram para windows. Só que eu gostei, achei muito simples, na época. A uns anos atrás meu pc, que era windows XP, começou a travar, dar N problemas então pensei que era ora de tentar de novo. Pedi ao meu genro para instalar o linux e ele colocou ubuntu 14.04. Durante um ano ele funcionou ue foi uma beleza, mas após isso começou a ficar lento e a travar. Agora nem a tela abre. Fica com a tela vazia e depois de um tempo, ele abre dizendo que é preciso fazer teste dentre outros comandos. Meu pc não tem senha; esse negócio de login porque é usado por mim e minhas filhas e, as vezes, pelos meus pais quando vem nos visitar. Mas ele fica pedindo login, informando que está dando erro e não consigo fazê-lo funcionar. Estou com medo de ter que formatá-lo e perder tudo que tenho dentro dele. No momento escolhi a opção de fazer teste nele para ver se ele abre. Por favor, me ajude.

Deixe um comentário

