Instalando Modem 3G no Ubuntu

Talvez você precise instalar um modem 3G em seu computador e está com dificuldade. Se este for o seu problema, talvez este texto possa lhe ajudar. Neste exemplo, eu vou instalar o modem HUAWEI E173 da Vivo no Ubuntu.

01.png

Quando você conectar o modem ao seu computador, ele será reconhecido como um Pen Drive.

02.png

Abra-o como Pen Drive, clique sobre a pasta Linux com o botão direito do mouse e clique em Copiar.

03.png

Clique em Pasta pessoal.

04.png

Clique dentro da janela como botão direito do mouse e clique em Colar.

05.png

Deixe a pasta Linux em sua Pasta pessoal como na foto acima.

06.png

Abra o Terminal apertando Ctrl+Alt+T e dê os comandos:

$ cd Linux

$ chmod +x install

$ sudo ./install

Depois digite sua senha.

07.png

Quando chegar a este ponto, dê ENTER.

08.png

Pressione ENTER novamente.

09.png

Pressione ENTER para concluir.

10.png

Este programa será executado e seu modem estará pronto para uso.

Nota: Este exemplo foi feito no Ubuntu 13.10. A partir da versão 13.10, veja como configurar o modem clicando aqui.

Anúncios

24 comentários sobre “Instalando Modem 3G no Ubuntu

    1. Henrique, obrigado pela visita ao blog e pelo comentário. O Ubuntu é o melhor sistema operacional do mundo e o mais amigável também. A partir do momento em que você se acostumar com ele, você vai achar tudo fácil. Você não precisa fazer quase nada no Terminal. Você pode, por exemplo, instalar milhares de programas no Central de Programas do Ubuntu. Mas, em alguns casos, o Terminal é a solução mais fácil.

  1. Instalei seguindo o passo a passo, as telas foram as mesmas (inclusive mensagens de erro) e no fim o programa foi instalado. No entanto o modem não é reconhecido. A anteninha no canto inferior esquerda fica sem sinal (como está na última imagem do post) e quando clico em conectar dá o erro “the device has been disconnected or is unavailable”. Alguma idéia do que pode ser e como resolver?

      1. Já tentei diversas vezes. Não funciona. Alguma outra idéia? Quando plugo o modem ele reconhece e abre o SW da Vivo. Dando um lsusb ele também está sendo listado (como modem on).

      2. Na janela do programa, no link Tools, você pode editar as configurações do modem. Mas, em todas as vezes que eu usei o modem, eu criei o perfil de acordo com o meu plano e cliquei em connect. Sempre funcionou.

  2. Cara instalei certinho como tutu mas apos abrir a interface da vivo não conecta, percebi que quando vai terminando a instalação as instruções final é como se o moldem não tivesse sido encontrado sou iniciante preciso de ajuda

    1. Ivan, obrigado pela visita e pelo comentário. Você pode desconectar o modem e conectar novamente. Ele deverá ser reconhecido. Se ele não funcionar, pode ser também um problema com a operadora. Geralmente, estas são as causas de algum problema com o modem.

  3. Ivan boa noite, meu caso é exatamente o mesmo que o do pessoal ai de cima…pluguei no android foi tudo bem, no win 7 funcionou…mas o ubuntu 13.10 não reconhece o modem de jeito nenhum…será que falta algum plugin ou drive?

    1. Carlos, obrigado pela visita ao blog e pelo comentário. Eu testei novamente este texto e vi que o Ubuntu demora mesmo para reconhecer o modem. Você pode clicar com o botão direito do mouse no modem na janela do Nautilus e clicar em ejetar, desconectar o modem e conectar novamente. Ou você pode desligar o computador e ligar novamente. Comigo funcionou assim.

  4. Izaldo neste momento estou usando a internet do meu celular no ubuntu 13.10, ta funcionando bem o 3g…mas o modem da vivo so faz piscar ja fazem 20min quase, tem alguma configuração para abilitar o modem? pq o programa abre mas não reconhece o dispositivo…habilitei a banda larga móvel e a VIVO UMTS esta com sinal…e nada acontece. Obrigado pela atenção, é ,mimha primeira vez com o ubuntu e gostaria de faze-lo principal em meu note.

    1. Carlos, obrigado pela visita ao blog e pelo comentário. A configuração que sempre funcionou é esta que escrevi acima. A versão 13.10 do Ubuntu tem demorado muito mesmo para reconhecer o modem. Ele só reconhece o modem como modem depois que ele deixa de reconhecê-lo como pen drive.

  5. Bento, gostei do tutorial, funcionou perfeitamente no ubuntu 13.04, so no momento de colocar a senha que deixei em branco para funcionar, o restante tudo idêntico. blz

  6. Tenho dual boot com windows 7 e ubuntu 14.04. Só consigo navegar no ubuntu depois de iniciar o modem no windows e reiniciar no ubuntu. Tenho uma partição para cada sistema. Já fiz um bocado de tutoriais e nada: Meu modem é da tim. Após reiniciar no ubuntu aguardo uns 15 minutos e ele reconhece o modem. Se reiniciar o ubunto novamente continua reconhecendo mas, se retirar o modem e reconectar não reconhece.

    1. Rafael Hilst, desculpe por eu ter demorado a responder. Eu não tive como entrar no blogue. Para desintalar, basta abrir o Terminal e dar estes comandos:
      $ cd /usr/local/VIVO_INTERNET
      $ sudo ./UninstallMobilePartner
      Um abraço e obrigado pela visita e pelo comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s