Instalando Ubuntu 13.10

Neste texto eu vou explicar como instalar o Ubuntu 13.10 em seu computador. Se você quiser instalar o Ubuntu 13.10 em seu computador e se esta for a primeira vez que você faz isso, primeiro você deve fazer um backup de seus arquivos. Este é o único problema que você poderá ter. Na verdade é muito fácil instalar o Ubuntu. Mas eu vou tentar explicar o principal. Se você instalá-lo e não ficar bom, tente de novo. É fazendo que se aprende.

01.png

Primeiro, você pode testar o sistema se você quiser. Agora basta clicar na imagem do HD (Instalar o Ubuntu 13.10) no Lançador.

02.png

Verifique se você marcou Português do Brasil e clique em Continuar.

03.png

Nesta janela, apenas clique em Continuar.

04.png

Se você quiser manter o sistema que está em seu PC, basta marcar a opção Instalar Ubuntu13.10 ao lado do Ubuntu 13.04. se for o Windows que estiver instalado, no lugar de Ubuntu 13.04 estará escrito Windows. Neste caso é mais fácil porque você não terá que criar partições. O próprio instalador do Ubuntu cuidará de tudo sozinho para você. Pode ficar sossegado que é quase impossível que dê errado. É muito seguro. Mas eu vou marcar Opção avançada para falar um pouco mais sobre partições. Depois de escolher, clique em Continuar.

05.png

Aqui você vai ver exatamente como está dividido o seu HD. Se você quiser apagar alguma partição, clique no caractere – à esquerda da palavra Change… Se você apagar todas as partições, você terá apenas uma. Mas, se você apagar, você poderá perder todos os arquivos. Portanto é bom que você tenha feito backup antes de começar a instalação.

06.png

Para criar uma nova partição, clique no caractere + à esquerda da palavra Change…

07.png

Quando você clicar no caractere +, abrirá esta janela. Em Tamanho você terá que inserir o tamanho da nova partição. É bom que você não use o HD todo em apenas uma partição. Divida-o. Veja que o tamanho aqui é medido em MB. Portanto, para criar uma partição de 20GB, você terá que inserir 20000MB. Em Tipo para a nova partição, você pode marcar Primária para a Raiz (/) e para swap e Lógica para as outras. Em Localização para a nova partição, você pode marcar Início deste espaço para a Raiz (/) e Fim deste espaço para as outras. Em Usar como, selecione Sistema de arquivos com “journaling” ext 4 para todas. Mas você terá que criar uma e selecionar Área de troca swap. O tamanho da Área de troca swap pode ser o mesmo que sua memória RAM. Em ponto de montagem, você terá que criar uma e selecionar / (Raiz). Você também pode criar outras selecionadas como /home por exemplo. Depois de criar cada partição, clique emOK.

12.png

Depois de criar as partições você terá que escolher quais serão formatadas. Para isso marque os quadrinhos. Veja na foto acima que eu marquei a / (Raiz) e a /home. As partições que você não marcar não serão formatadas. Ou seja,se você for formatar de novo, você não precisará apagar sua /home por exemplo. Depois de marcar as partições que serão formatadas,clique em Instalar agora.

13.png

Escolha no mapa o seu fuso horário e clique em Continuar.

14.png

Em Layout do teclado, deixe marcado português (Brazil) a não ser que você usa outro Layout.

15.png

Aqui você vai inserir suas informações pessoais para logar no sistema e clicar em Continuar.

16.png

Se você possui conta no Ubuntu One, você pode inserir seu e-mail e senha e clicar em Log in later ou apenas clique em Continuar.

17.png

Agora espere o Ubuntu 13.10 ser Instalado. Não se assuste se você achar que foi rápido demais.

18.png

Quando o processo terminar, clique em Reiniciar agora. O DVD será ejetado, retire-o e tecleENTER. Pronto.

 

Anúncios

5 comentários sobre “Instalando Ubuntu 13.10

  1. quando eu vou instala-lo, na tela de selecionar as partições, ele não aparece as partições, como se não localiza-se o hd.
    estou tentando instala-lo junto com win7.

      1. Para instalá-lo junto com o Windows, na primeira vez, você não deve instalar pela opção avançada, marque instalar junto com o Windows.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s