Resolvendo Equação de Segundo Grau

Algumas pessoas me perguntaram por que eu não falava sobre Matemática no blog se eu falo em Informática. Queriam que eu falasse sobre Equação de Segundo Grau. Então eu vou tentar explicar como resolver uma equação de segundo grau aqui. O sistema de segundo grau é: ax2+bx+c=0, onde 

x=-b±

        2a

=b2-4ac

Então vamos resolver a equação x2-2x-8=0, onde a=1, b=-2 e c=-8.

Primeiro vamos encontrar o valor de ∆.

=(-2)2-4.1.(-8)

=4+32

=36

Agora vamos encontrar o valor de x, substituindo o ∆ por 36.

x=-(-2)±√36

          2.1

x=2±6

       2

Agora teremos que resolver a equação duas vezes, sendo uma com o valor – e outra com o valor +

Primeiro vamos resolver com o valor +

x1=2+6

         2

x1=8

      2

x1=4

Agora vamos resolver com valor –

x2=2-6

        2

x2=-4

        2

x2=-2

Espero que tenha podido ajudar.

Deixe um comentário

