Criando Planilhas Para Resolver Equação de Segundo Grau no Ubuntu 13.04 com Gnumeric

Você já deve ter resolvido muitas equações de segundo grau em sua vida, não é? Quando eu estudava, meus colegas tinham uma dificuldade incrível de resolver este cálculo de matemática. Mas aqui eu vou falar sobre programas de computador. Muitos usuários do Windowns acreditam que o único programa que existe para criar planilhas é o Excel. Eu também já pensei assim. Mas, depois que me mudei para o Ubuntu/Linux, eu descobri que existem outros melhores. Neste blog, eu já falei sobre o LibreOffice Calc, que é maravilhoso. Mas agora eu vou falar sobre o Gnumeric. O Gnumeric, assim como o LibreOffice Calc, possui a mesma função do excel, inclusive abre e salva arquivos do Excel. Mas, para mim, basta que eles façam apenas o seu. Mas, se você quiser, pode usar o formato do Excel em qualquer um deles. A diferença entre o Gnumeric e o LibreOffice Calc é apenas porque o LibreOffice é mais fácil de ser configurado para a linguagem Português de Brasil. Mas você já deve ter feito muitos cálculos de equação de segundo grau onde as equações são : ax2+bx+c=y; D=b2-4ac; x1=-b+√ b2−4ac e x2=-b-√ b2−4ac. Vamos criar uma planilha no Gnumeric para resolver estes cálculos, veja:

Esta é a interface do Gnumeric. Na coluna A, escreva as letras a, b e c nas linhas 1, 2 e 3 respectivamente. Na linha 4, escreva Delta. Na linha 5, escreva Raiz de Delta. Na linha 6, escreva x1. Na linha 7, escreva x2.

Na linha 4 da coluna B, você vai encontrar o valor de Delta. Então, escreva =sum(power(B2;2)-4*B1*B3) e tecle ENTER.

Na linha 5 da coluna B, você vai encontrar o valor da Raiz de Delta. Então, escreva =sqrt(B4) e tecle ENTER.

Na linha 6 da coluna B, você vai encontrar o valor de x1. Então, escreva =sum((-B2+B5)/2*B1) e tecle ENTER.

Na linha 7 da coluna B, você vai encontrar o valor de x2. Então, escreva =sum((-B2-B5)/2*B1) e tecle ENTER.

Agora vamos resolver a equação: 1x2+3x-10=0. Basta substituir os valores da equação na coluna B nas linhas 1, 2 e 3 respectivamente. O resultado é instatâneo.

Se você quiser salvar a Planilha para usar outras vezes, basta clicar em Arquivo e em Salvar como.

Na janela que abrir, dê um nome ao arquivo e clique em Salvar. 

Nota: Exemplo feito no Kubuntu 13.04. 

Deixe um comentário

