Finalizando e Matando Processos no Ubuntu 13.04 com Monitor do Sistema

Algumas pessoas me perguntaram como finalizar uma instalação feita no Terminal do Ubuntu. Se você começou a instalação de algum programa e se arrependeu, o ideal seria esperar até o final e removê-lo. Instala o programa com o comando: sudo apt-get install vlc. Remove o programa com o comando: sudo apt-get remove vlc. Mas, de qualquer forma, se você quiser finalizar algum processo, abra o programa Monitor do Sistema. O Monitor do Sistema vem instalado tanto no Ubuntu quanto no Kubuntu.

O Monitor do Sistema, além de mostrar o uso de seu CPU e Memória e a velocidade de sua rede, também funciona para finalizar ou matar processos de uma forma fácil e em modo gráfico. Obviamente, os usuários mais avançados devem preferir o modo de texto. Mas essa dica vai para os menos avançados. Para finalizar ou matar algum processo, clique em Tabela de processos.

O Monitor do Sistema lista todos os processos para você escolher. Se você quiser finalizar algum, marque o processo que você quer finalizar e clique em Finalizar processo.

Nesta outra janela, clique em Finalizar.

Se você não conseguir finalizá-lo e quiser matá-lo, clique com o botão direito do mouse sobre o processo, siga Enviar sinal e clique em Matar(KILL). Mas, atenção, você só pode fazer isso se você, realmente, tiver certeza de que realmente quer fazer isso. Senão, você corre o risco de ter que reiniciar seu sistema.

Nota: Exemplo feito no Kubuntu 13.04.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s