Gravando Imagens ISO com K3b

O programa K3b é considerado como o melhor gravador de mídias do mundo Linux. Se ele é o melhor do mundo Linux, então ele é o melhor do mundo. O K3b possui todas as funções necessárias para você gravar seus CDs e DVDs, é completo e ótimo.

Veja a interface do programa e repare na facilidade que você terá para usá-lo. Eu vou ensinar aqui como gravar uma imagem ISO no K3b apesar de achar que nem seria necessário tamanha é a facilidade.

Para gravar uma imagem ISO no K3b, clique em Mais ações na interface do programa.

O programa apresentará essa caixa de diálogo, onde você deve clicar em Gravar imagem.

O programa, então, abrirá esta janela. Clique na pastinha azul como na foto acima.

O programa abrirá outra janela. Nesta janela, navegue até a imagem ISO que você quiser gravar, selecione-a e clique em OK.

O programa voltará a apresentar essa janela. Clique em Iniciar.

Se esta for a primeira vez que você está usando o K3b, clique em Configurações padrão.

Espere o processo de gravação até o final.

Quando o programa terminar, ele apresentará a palavra Sucesso na cor verde e ejetará a mídia. Pode fechar o programa. Veja que o programa levou apenas 8min33s para gravar um DVD. Eu acho isso muito rápido. Não me lembro do tempo que eu levava quando usava o Windows. Mas eu acho que era bem mais.

Nota: Eu fiz este exemplo no Kubuntu 13.04.




16 comentários sobre “Gravando Imagens ISO com K3b

  1. Izaldo agradecimento merecido. Agora diga-me uma coisa:
    No linux tem um programa para gravar DVD como o DVD FLINCK do Windows. Pois o DVD Flinck é muito fácil. Baixo o filme pelo utorrent e jogo no Flinck e tenho o DVD gravado.

  2. Bom dia,

    Caro Bento, como faço para gravar dois filmes iso em DVD para assistir na TV – usando o K3B. Pois ele parece permitir só um. Tens como ajudar ?
    Grato.
    Carlos.

    1. Carlos, obrigado pela visita ao blog e pelo comentário. As imagens ISO só podem ser gravadas em um disco apenas, cada imagem em um disco. Se você quiser gravar os dois vídeos em apenas um disco, você terá que extrair as imagens e criar outra. Você pode até fazer isso usando o DVD Styler, por exemplo. Mas eu recomendo que você grave cada imagem em um disco separado. Ficará melhor.

  3. Apesar do tutorial estar bem feito não sanou minha duvida. Baixei um jogo em formato iso, em 3 CDs, só que não quero gravar em 3 CDs. Quero gravar as 3 isos num único DVD, é possível gravar 3 iso de CD em DVD no K3b? Desse jeito que você mostra no tutorial eu já sabia fazer, porém não consigo fazer do modo como descrevi acima e nem sei se é possível fazer. Desde já agradeço a resposta.

    1. Rodolfo, obrigado pela visita e pelo comentário. As imagens ISO são para serem gravadas cada uma em um disco. São imagens de um disco apenas. Alguns programadores conseguem fazer uma programação para fazê-las funcionarem em apenas um DVD. Mas eu nunca tentei. Você pode gravá-las em apenas um DVD também em forma de dados. Mas, em forma de dados, os jogos não abrirão. Seria só para guardá-las para usar depois.

  4. Obrigado pela resposta! Mas tenho mais uma pergunta, não é relacionada com a pergunta anterior. Depois que gravei uma iso ficou o caminho da iso na caixa de dialogo “Imagen para gravar” eu exclui a pasta que tinha a iso que estava na área de trabalho e toda vez que abro o K3b para gravar uma imagem fica o caminho da gravação que fiz anteriormente e em baixo fica a mensagem arquivo não encontrado (não encontrado porque eu exclui) tem como apagar isso, pois o botão limpar projeto fica desabilitado. Obrigado novamente.

  5. cara,muito obg pelo tutorial,comprei um pc com linux istalado,e tou louco pra gravar o windows 7 no dvd,mais nao sabia,olhei seu tutorial e ja sei faser grassar a vc,UFAAA,LINUX NUNCAAA MAIS 🙂

  6. Caro Izaldo,
    Como faço para instalar uma impressora epson lx 300 – no linux mint 16.
    Já tentei alguns drivers, mas ela imprimi e no final trava.
    Tens como ajudar ?
    Grato.

      1. Bom dia,

        Izaldo, grato pela atenção, talvez seja a configuração da lx. Vou tentar
        configurá-la novamente.
        Retornarei.
        Abraço.

Deixe um comentário

