Ubuntu Dicas

Alguns programas não abrem ou não funcionam no Ubuntu. O que fazer? Na verdade não há muito o que fazer, mas ter feito. Quando a gente muda de plataforma Windows-Unix, a gente já muda com muito medo de não conseguir instalar nenhum programa. Então, a gente imagina que tudo que formos fazer tem que ser no terminal e, pior, logado como root. Na verdade, ter o poder de superusuário nos fascina. Comigo também foi assim. Quando eu instalei o Ubuntu a primeira coisa que fiz foi ativar a senha de root e começar executar comados. Como eu não conhecia nenhum, eu dei um monte de comandos errados. Na hora não aconteceu nada, tudo continuou normal, mas aos poucos fui percebendo que alguns programas não instalavam e outros instalavam mas não abriam. Eu fiz de tudo para corrigir o erro, mas não teve como. Quando fui atualizar o sistema para uma nova versão, ocorreu um erro fatal: a atualização não terminou e, quando o sistema reiniciou, nada mais funcionou. Então eu tive que formatar novamente. Foi aí que descobri. Como eu já estava um pouco mais experiente, eu não instalei mais nada em modo de texto apesar de ter ativado a senha de root. Mas não loguei como root. Aí sim os programas instalaram e, melhor, funcionaram perfeitamente. Conclusão: se você quiser ter um Ubuntu perfeito não ative a senha de root. Instale tudo que você quiser em modo gráfico. Só use o modo de texto se for para fazer operações que não existe como fazer em modo gráfico. Mas, ainda assim, nunca faça como root. Deixe de lado o poder de superusuário. Esse é um poder que pode destruir seu sistema.

Deixe um comentário

